Nutrição facilitada: a alimentação saudável sem restrições.
Equipe NSaúde
21 de set. de 2022 - Leitura de
3 min
Muitas pessoas quando pensam em uma alimentação saudável já pensam em dietas e restrições. Isso acontece porque pouca gente conhece a nutrição facilitada. Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma dieta. É muito mais do que isso.
O que e como nos alimentamos influencia muito em nossa saúde física e mental. Por isso, o acompanhamento nutricional deve ser feito com segurança e consistência.
Muito mais do que apenas mudar a dieta, a nutrição facilitada vem para orientar em mudanças de hábitos, tornando mais fácil a informação, o acesso e a manutenção de uma alimentação mais saudável.
Antes de promover e orientar mudanças nos hábitos alimentares de um paciente, nós, nutricionistas, precisamos conhecer sua rotina, costumes, horários, preferências e histórico alimentar. Nosso objetivo ao buscar essas informações é conseguirmos renovar o seu estilo de alimentação com qualidade, torná-lo mais personalizado para que atinja os melhores objetivos no curto, médio e longo prazo.
O que é nutrição facilitada?
Nutrição facilitada é, resumidamente, ter uma melhor compreensão do efeito dos alimentos em nosso corpo.
Este tipo de nutrição começa na mudança de comportamentos alimentares. A partir dela começamos a entender melhor quais são as barreiras que estão impedindo o alcance a um determinado objetivo, como a perda de peso. Damos início então a um tratamento nutricional personalizado, mas simples, para controlar ou curar doenças e melhorar a qualidade de vida.
Pensando dessa forma, a nutrição facilitada é mais do que uma estratégia ou dieta, trata-se da adoção de um estilo de vida e alimentação personalizados.
Por que apostar em nutrição facilitada?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diagnosticou a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Até 2025, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões de indivíduos com obesidade.
Atualmente, no Brasil, mais de 50% da população possui sobrepeso. Será que as pessoas se acomodaram com o sedentarismo? Muitas vezes, pode ser por conta de uma rotina intensa de trabalho ou estudos. Mas um dos principais fatores para essa explosão nas taxas de obesidade é a falta de atenção com a alimentação. Na correria do dia-a-dia acaba sendo mais prático a preferência pelo fast-food e outros alimentos muito processados.
Mas há uma forma mais simples e prática de conquistar uma alimentação saudável e reverter essa tendência de aumento na obesidade.
Para quem a nutrição facilitada é indicada?
Nutrição facilitada é indicada para qualquer pessoa, seja para perda de peso, ganho de massa muscular, hipertrofia ou somente — mas não menos importante — para garantir maior qualidade de vida.
Com essa técnica é possível a reeducação alimentar sem que haja restrição dos alimentos, apenas refeições com horários e quantidades certas para cada pessoa de acordo com o metabolismo e absorção do corpo aos alimentos.
Como nutricionista, fico impressionada como muita gente não conhece os benefícios positivos de ter uma alimentação mais regrada e continua acreditando que o único caminho é a dieta e a restrição.
Veja alguns benefícios da nutrição facilitada.
- Emagrecimento;
- Controle de peso;
- Auxiliar no tratamento de transtornos alimentares;
- Auxiliar nas doenças crônicas não transmissíveis;
- Hipertrofia;
- Melhorar desempenho na atividade física;
- Humor e saúde mental;
- Fortalecimento do sistema imune;
- Aprender a fazer melhores escolhas de alimentos;
- Realizar substituições por opções equivalentes, porém mais saudáveis;
- Ler e interpretar as informações nos rótulos dos alimentos;
- Distribuir melhor as refeições ao longo do dia.
Como começar?
Se você ainda não está fazendo um acompanhamento ou está insatisfeito com sua alimentação, a primeira coisa a fazer é procurar um profissional da área de nutrição. Caso ele identifique a necessidade de indicar para outros especialistas, isso será feito.
E uma consulta com um nutricionista são feitas muitas perguntas a fim de entender o funcionamento da rotina de cada paciente e a sua relação com a comida. Na maioria das vezes também é solicitado exames de sangue e realizada uma avaliação física para o melhor entendimento da saúde fisiológica e bioquímica do corpo.
Com essas informações em mãos, o profissional elabora um plano personalizado com as comidas saudáveis e da preferência de cada pessoa, para que a hora das refeições saudáveis seja um hábito, e não uma obrigação.
Muitas pessoas erram ao pensar que ficar sem comer por um longo período ou deixar de consumir determinado alimento pode ajudar ou prejudicar o processo. Mas a nutrição facilitada veio para orientar no equilíbrio do relacionamento com a comida, pois a maioria das pessoas tem dificuldade de se alimentar de maneira correta.
Saiba mais
Precisa de orientação e acompanhamento para a nutrição facilitada? Entre em contato com o Norden e agende seu encontro com um nutricionista de confiança.
Agende uma consulta particular, pelo plano de saúde Norden ou um de nossos convênios credenciados.
Não esqueça de acompanhar o Norden nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos relacionados a saúde e bem-estar e ficar por dentro de todas as novidades: