Informativo

Plano de saúde para criança. Como escolher?

Plano de saúde para criança. Como escolher?

Uma das maiores prioridades no orçamento familiar é prover o melhor para suas crianças, dando hoje o conforto que trará oportunidades no futuro. Para acompanhar a saúde dos pequenos e garantir sua qualidade de vida, mães e pais buscam um plano de saúde para crianças que tenha as coberturas e o custo-benefício ideais.

Atualmente, muito além da saúde, outros fatores relativos à integridade física e psicológica dos pequenos vêm ganhando destaque na hora de escolher um plano de saúde. Cuidar, educar e gerar oportunidades são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças – um papel tanto dos pais quanto da comunidade.

Autoconfiança, autoestima e desenvolvimento da inteligência lógica e emocional são outros pilares que devem nortear qualquer serviço – médico ou não – oferecidos às crianças. Por isso, na hora de escolher um plano de saúde infantil, é muito importante estar atento a todos os detalhes e benefícios adicionais oferecidos pela operadora.

Neste post do NSaúde, o blog do Norden, você aprenderá o que deve ser considerado na hora de contratar um plano de saúde para criança (períodos de carência, por exemplo) e, também, outros pontos de atenção relacionados à saúde infantil.

O que considerar antes de contratar um convênio médico infantil?

O que considerar antes de contratar um convênio médico infantil?

Nos primeiros anos de vida, exames e consultas pediátricas são parte da rotina dos recém-nascidos e das crianças. Nessa fase, acompanhar de perto o desenvolvimento é uma prioridade. Por isso, é muito importante contar com um convênio médico infantil com planos de cuidados especiais dedicados aos pequenos.

Na hora de contratar um plano de saúde infantil, a opção mais comum é o plano de saúde individual para a criança, seguida da inclusão dela em um plano familiar já ativo. Saiba mais sobre a contratação individual aqui.

É importante lembrar que se a família já tem um plano ativo há garantia de cobertura assistencial ao seu recém-nascido, filho natural ou adotivo, durante os primeiros 30 dias após o nascimento.

Uma terceira opção é incluir a criança em um plano empresarial por contratação de Pequena ou Média Empresa (PME). Neste caso, o ideal seria incluí-la como dependente de sua mãe ou pai, que já devem ser um dos titulares do plano contratado pelo CNPJ.

O plano empresarial faz sentido para você? Clique aqui e confira as sete maiores vantagens desta modalidade.

Devido à grande demanda de consultas e exames da fase inicial de vida, na hora de optar por um plano de saúde para criança é muito importante garantir pelo menos a cobertura ambulatorial, que inclui Pronto Atendimento 24 horas (urgências e emergências), consultas com especialistas e exames.

Com o acompanhamento bem feito, as chances de internações são menores, mas para ter essa cobertura, caso seja necessário, o plano indicado é aquele que tem segmentação ambulatorial e hospitalar.

De acordo com Priscila Gomes, consultora de benefícios do Norden Plano de Saúde, “hoje, a maioria das famílias que vem até nós já opta pelo plano também com cobertura de internação, apesar do mais importante no dia a dia ser mesmo o acesso às consultas, exames e Pronto Atendimento. A mensalidade do plano ambulatorial é mais baixa, mas com um pequeno acréscimo mensal esses pais e mães já garantem também a assistência para o alto risco”.

Outros pontos que você deve considerar na contratação de um plano de saúde para criança são os benefícios específicos que cada operadora de saúde pode oferecer. Alguns exemplos são planejamento de saúde especializado para o público infantil, rede de suporte com profissionais de várias disciplinas e acesso prático a orientação 24h via chat e telemedicina.

Vantagens de um plano de saúde para criança

Ninguém poupa esforços na hora de dar às crianças as melhores condições para seu desenvolvimento físico e intelectual.

Investimos em sua educação dentro e fora de casa para que se tornem jovens e adultos inteligentes, prontos para suas próprias conquistas. Da mesma forma, cuidamos da sua saúde e a planejamos para colher os dividendos ao longo da vida, com qualidade e longevidade.

Um plano de saúde traz mais tranquilidade para a família. Confira algumas das principais vantagens de um convênio médico infantil:

  • acesso prático a uma rede credenciada de profissionais de saúde
  • atendimento especializado, consultas, exames;
  • acompanhamento médico desde os primeiros meses;
  • agilidade e redução do tempo de espera entre consultas e procedimentos;
  • programas e planejamentos de saúde personalizados; e
  • atenção especial em casos de urgência e emergência.

É por esses e outros benefícios que torna-se cada vez mais importante possuir um plano de saúde para criança desde a sua primeira infância. Mesmo uma recém-nascido saudável precisa de acompanhamento constante. Se por alguma razão aparecer problema de saúde, sejam doenças, transtornos ou distúrbios que afetam o desenvolvimento, quanto antes diagnosticado, mais eficiente será o tratamento.

Como funcionam os períodos de carência de um plano de saúde para criança?

Como funcionam os períodos de carência de um plano de saúde para criança?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os períodos de carência nada mais são do que o tempo de espera para começar a usar um determinado procedimento de um plano de saúde, após a contratação. Vale ressaltar que tais informações sempre devem estar claramente dispostas no contrato.

É importante entender os períodos de carência em planos médicos. Principalmente durante o planejamento para ter filhos.

Um plano de saúde para criança é, na verdade, um plano individual ou familiar. Salvo em casos de portabilidade, sempre haverá aplicação de carência no contrato. Por isso, há algumas regras básicas instituídas pela ANS que todas as operadoras de planos de saúde devem seguir. Confira alguns exemplos:

  • casos de urgência e emergência (acidentes pessoais, complicações gestacionais, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis): no máximo 24 horas;
  • partos a termo (excluídos os prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional): no máximo 300 dias; e
  • demais situações: no máximo 180 dias.

Além destas, existe a Cobertura Parcial Temporária (CPT). Trata-se de uma carência aplicada a doenças e lesões preexistentes que o beneficiário possui e declara no ato da adesão ao plano. Para esses casos, o período máximo de suspensão são de 24 meses (2 anos), também estipulado pela ANS.

Um ambiente positivo para a saúde infantil

Segundo o Ministério da Saúde: “a criança é um ser humano em pleno desenvolvimento. As experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do adulto que ela será no futuro.”

É vital um ambiente saudável para a qualidade de vida dos pequenos. É na primeira infância que um contexto favorável ao seu crescimento e amadurecimento, permite o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades motoras, cognitivas e socioafetivas.

Tanto na rede pública quanto na saúde suplementar, é um consenso que cuidar de forma integral das nossas crianças é uma prioridade. Afinal, esse cuidado tem efeitos positivos não só no presente, como no futuro também.

Dos primeiros dias de vida até os seis anos, período considerado como a primeira infância, as crianças têm dependência quase absoluta de seus pais e tutores. As decisões tomadas pelos últimos terão consequências que serão sentidas, direta ou indiretamente, ao longo de toda a vida do indivíduo. Cuidar é das tarefas mais nobres da vida, deve ser por isso que é tão complexa e consequente.

Norden: o melhor plano de saúde para crianças

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando: “existe algum plano de saúde que pode dar atenção especial às crianças? Onde eu encontro uma operadora comprometida com a transparência de processos e qualidade de vida dos beneficiários?”. Então, chegou a hora de você conhecer o Norden, o melhor plano de saúde para criança.

Como uma operadora que entrega longevidade e qualidade vida a milhares de clientes desde 2018, o Norden é um sistema de saúde integrado de alta tecnologia e infraestrutura. Eficiência, conforto, acolhimento e cuidado são alguns dos princípios que norteiam todos os nossos serviços.

Por meio da prática de um planejamento de saúde personalizado, estamos 100% preparados para acolher as demandas de toda a sua família, especialmente das crianças, com uma rede credenciada de profissionais renomados em pediatria, oftalmologia, odontopediatria, oftalmologia e outras especialidades essenciais.

Uma outra vantagem exclusiva é o atendimento em hospital próprio, localizado em São Carlos (SP). Com oito consultórios, sala de observação com dois leitos, ambulatório completo e sala de espera com 75 lugares, o Norden Hospital complementa ainda mais o plano de saúde para criança do Norden.

Clique aqui para fazer um tour virtual pelo Norden Hospital.

Benefícios do plano de saúde para criança do Norden

  • Planejamento completo de saúde
  • Preço justo
  • Atendimento ágil, seguro e eficiente
  • Conforto hospitalar e qualidade de vida
  • Infraestrutura própria
  • Benefícios personalizados
  • Profissionais altamente capacitados
  • Excelência em cuidado diário

Depois de ficar por dentro de todos os detalhes para acertar na contratação de um plano de saúde para criança, basta contar com a ajuda dos nossos Consultores de Benefícios para aproveitar todas as vantagens de ser Norden. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp ou preencha o formulário do site.

Não deixe também de conferir o Norden nas redes sociais, para não perder nenhuma novidade ou promoção e, também, esclarecer todas as suas dúvidas.

Leia Mais