Informativo

7 Maiores Vantagens do Plano de Saúde para Empresas

7 Maiores Vantagens do Plano de Saúde para Empresas

A maioria dos beneficiários de plano de saúde no Brasil tem essa assistência por conta da empresa onde trabalham. Em alguns setores, oferecer este benefício tornou-se quase uma obrigação para quem quer reter talentos e valorizar os funcionários. Mas estas são apenas duas das muitas outras vantagens do Plano de Saúde para Empresas.

Os cuidados com a saúde dos colaboradores dentro das empresas sempre foram importantes. A cada ano, com pandemia, aumento na competitividade e outros fatores, ganham ainda mais relevância.

Ofertar um plano de saúde como benefício para os colaboradores não é obrigatório para muitas empresas, mas mesmo assim tem sido o primeiro benefício escolhido por muitas delas. Isso porque o investimento se torna cada vez mais um pilar importante para qualquer empresa que busca ser valorizada, não só pelo time de colaboradores, mas também pelo mercado como um todo.

Por um lado, demonstra preocupação da empresa em garantir bem-estar para os funcionários e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Por outro lado, a empresa colhe aumento de produtividade e redução de atestados e afastamentos.

Para o colaborador, além dos benefícios para a saúde, é também uma forma de acessar os serviços de um convênio médico em condições mais atrativas em comparação aos valores de um plano de saúde familiar ou individual.

Portanto, ter um Plano de Saúde para Empresas torna-se um diferencial competitivo para o mercado e promove mais estabilidade interna. Com um modelo de saúde corporativa implementado da forma correta, o colaborador tende a tratar sua saúde de forma mais ativa, evitando agravamentos que prejudiquem sua qualidade de vida e produtividade.

Além disso, no caso de acidente de trabalho, o beneficiário tem atendimento médico de qualidade, com rapidez e segurança, propiciando a todos — funcionários e empresa — mais tranquilidade para enfrentar adversidades.

Centenas de empresas Brasil afora tiveram suas atividades interrompidas durante a pandemia da covid-19. Seja por adesão às orientações de lockdown ou, ainda, por ter visto um grande número de funcionários afastados por infecção ao coronavírus. Com um plano de saúde presente e atuante — e não só aparecendo para reajustar de 12 em 12 meses — ambas as situações poderiam ter sido controladas com menos dificuldade, evitando prejuízos milionários.

Veja porque é importante investir neste benefício de saúde na sua empresa:

Veja as Vantagens do Plano de Saúde para Empresas

7 Maiores Vantagens do Plano de Saúde para Empresas em São Carlos, Marília e São Paulo.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE e divulgada pelo site do IESS - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar - revela que o plano de saúde é o terceiro bem mais desejado pelos brasileiros. Os outros dois são educação e casa própria, nesta ordem.

O mesmo levantamento mostrou ainda que 75% dos beneficiários estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos planos de saúde.

Então, trata-se de uma assistência muito valorizada pelos trabalhadores e suas famílias. E este valor acaba sendo transferido também para a empresa que a oferece.

Há ainda muitas outras razões para a contratação do plano médico e odontológico corporativo. Por isso, separamos para você as 7 maiores vantagens dos Planos de Saúde para Empresas:

Melhora o Clima Organizacional

Quando estamos preocupados com a nossa saúde ou com a saúde de alguém da família tendemos a não nos colocar inteiros no trabalho, perdemos o foco e não rendemos bem.

Por outro lado, quando sabemos que teremos assistência adequada em caso de urgências e emergências, suporte para saúde mental e orientação assistencial dia e noite no celular sofremos menos estresse.

Por isso, ter um plano de saúde significa dar mais segurança e tranquilidade aos funcionários. E isso contribui para a motivação, produtividade e desempenho, trazendo inúmeros benefícios à cultura organizacional da empresa.

Redução do Absenteísmo

O absenteísmo é um indicador essencial para os setores de Recursos Humanos. A partir dele, a empresa sabe qual a soma de todos os períodos de ausência de funcionário em determinado período. Mais importante que ter esse número, no entanto, é saber quando esta taxa de ausência esta alta demais, por exemplo.

Questões de saúde são, com certeza, uma dos principais motivos de absenteísmo alto em empresas. Nada mais natural que a escolha por um plano de saúde leve a empresa a ter colaboradores mais saudáveis, reduzindo o absenteísmo.

Muitas faltas, afastamentos e desligamentos constantes são um péssimo sinal para as empresas. Perdas financeiras, atrasos na entrega de produtos e serviços, sobrecarga de trabalho aos demais colaboradores, além de desconforto geral são sinais claros de um absenteísmo alto.

Um plano de saúde aumenta, além de tudo, a retenção de talentos e reduz custos.

Assistência em acidentes de trabalho

Pequenas e médias empresas (PMEs) também se beneficiam com um plano de saúde.

É inevitável: doenças aparecem e acidentes acontecem. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para dar a devida assistência em casos de acidentes de trabalho.

Isso porque, além de ser um direito, o trabalhador bem assistido pode retornar mais rapidamente às suas funções. E, sendo bem cuidado, aumenta o valor e o desejo de permanecer na empresa.

E todos os (bons) empregadores já sabem: cuidar bem de seus colaboradores qualificados e valorizá-los é a receita ideal para tê-los como parceiros alinhados com a missão da empresa.

Atualmente, nenhuma análise sobre as vantagens do Plano de Saúde para empresas ficaria completa sem considerarmos os fatores psicossociais. Desde o início da pandemia, nota-se o crescimento de casos de ansiedade e depressão entre a população em geral.

Estas doenças também podem se desenvolver ou agravar em função da rotina de trabalho, tanto presencial como remoto.

Absenteísmo alto é ruim, mas não podemos esquecer o presenteísmo: quando o funcionário está presente mas sem a sua produtividade de sempre, seja por conta de um clima organizacional ruim, por questões de saúde mental ou outros motivos.

Assim sendo, é importante que a empresa tenha, por meio de um bom plano de saúde, uma campanha de prevenção e de promoção da saúde mental entre todos os colaboradores. O foco é monitorar, criar ações que engajem o time bem e evitar ao máximo que questões de saúde gerem afastamentos, justificados ou não.

Aumenta a retenção de talentos

O "employer branding", ou marca empregadora, reúne ações que visam melhorar a imagem da empresa internamente, ou seja, a forma como os funcionários percebem e avaliam o empregador.

Executar melhorias que promovam bem-estar é uma das mais fortes ações nesta área, porque gera satisfação no trabalho e retém os melhores talentos.

Nesse sentido, as ações de "employer branding" também criam uma visão mais positiva da empresa no mercado. Como resultado, ajuda a atrair ainda mais talentos.

Diminui os impostos

Você sabia que o governo oferece incentivos fiscais para empresas que contratam planos de saúde?

Estes incentivos resultam em redução da carga tributária para empresas em regime de lucro real, o que diminui os custos para as empresas (ao mesmo tempo que traz mais valor para os colaboradores).

Do mesmo modo, também há benefícios para o trabalhador, uma vez que existe a possibilidade de deduzir sua parte no plano de saúde na declaração anual do Imposto de Renda.

Entrega o benefício mais desejado

Plano de Saúde para empresas complementa a saúde ocupacional e o bem-estar no trabalho.

Mesmo com todas essas vantagens, há um último benefício que faz esse investimento valer ainda mais a pena: o convênio médico é o benefício mais desejado por 74,6% dos profissionais, tanto por mulheres quanto por homens, segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho. O que faz dele o diferencial competitivo mais relevante do mercado.

Em seguida vêm a participação nos lucros e os vales alimentação, transporte e refeição, nesta ordem de importância.

Portanto, se a empresa deseja ter excelência no seu quadro de funcionários, precisa atrair os melhores profissionais do mercado. E oferecer os benefícios de um plano de saúde faz a maior diferença na hora de atrair trabalhadores vocacionados.

Complemento para a Saúde Ocupacional

Promover a saúde e a segurança no trabalho já é uma obrigação de toda empresa no Brasil. Falhar em cumprir a legislação pode acarretar em multas e sanções. Além disso, é um exemplo de como não se deve empreender: ignorando a qualidade de vida dos colaboradores que trabalham para o negócio prosperar.

O bem-estar laboral está intimamente ligado a fatores organizacionais — relacionados à saúde e à prosperidade do negócio — e pessoais de cada funcionário, do presidente ao estagiário.

Tanto a medicina do trabalho e sua atuação na saúde ocupacional quanto o benefício do plano de saúde têm, na essência, o mesmo objetivo: promover esse bem-estar entre aqueles que participam da empresa.

Quando integrados, o Plano e o dia a dia da saúde ocupacional tornam-se um projeto de longo prazo para a saúde corporativa. Cada um de sua forma, complementado a promoção da saúde, qualidade de vida e segurança de todos.

Em resumo

Agora fica claro o porquê de, mesmo não sendo obrigatória, a contratação de um plano de saúde para empresas segue crescendo.

Quer saber como ter um plano na sua empresa? Quer fazer um upgrade para um benefício de saúde corporativa que está presente no dia-a-dia do seu time?

Fale com os especialistas do Norden Plano de Saúde e escolha a melhor opção de saúde corporativa para sua empresa.

O Norden está presente nas regiões de São Carlos, Marília e São Paulo. Conheça nossas soluções em planos de saúde empresariais — ambulatoriais ou com cobertura hospitalar completa— e saúde ocupacional.

Leia Mais