Saúde do homem: quando procurar um urologista?
Equipe NSaúde
12 de jan. de 2026 - Leitura de
5 min
Fatores culturais, o receio de receber diagnósticos e até a falta de informação fazem com que muitos homens não priorizem o cuidado com a própria saúde. Como consequência, grande parte só procura atendimento médico quando algum sintoma já está presente e, muitas vezes, em estágios mais avançados da doença.
Nesse contexto, as consultas médicas de rotina, seja com um médico generalista ou com o urologista, são fundamentais para a prevenção, orientação e, quando necessário, para o tratamento de diversas condições. Cuidar da saúde não deve ser motivo de polêmica.
Ao longo deste artigo, você vai entender os principais aspectos que envolvem a saúde do homem, qual é o papel do urologista e quando procurar esse especialista, mesmo na ausência de sintomas.
Informação e prevenção caminham juntas para garantir qualidade de vida e longevidade.

O que é a saúde do homem e qual o papel do urologista?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é definida como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Essa definição integra corpo e mente ao longo de toda a vida.
O urologista é o médico responsável pela prevenção e tratamento de doenças que afetam o sistema gênito-urinário. Entre os órgãos acompanhados por esse especialista estão rins, bexiga, próstata, uretra, testículos e pênis. Além disso, o urologista também pode avaliar aspectos hormonais e reprodutivos.
Esse profissional atua de forma integrada, podendo organizar e direcionar o acompanhamento das patologias com outros profissionais da saúde quando necessário, como nutricionistas, endocrinologistas e cardiologistas.
Homens costumam procurar atendimento médico mais tardiamente do que as mulheres. Por isso, o urologista pode ser considerado a porta de entrada do homem sem cuidado com a própria saúde, independentemente da idade.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), além da campanha Novembro Azul, criou a campanha anual #VemProUro , geralmente realizada em setembro, com foco em adolescentes, para combater a baixa procura de meninos por consultas urológicas.
Consultar um urologista não deve ser encarado apenas como resposta a um problema, mas como parte do cuidado regular com a saúde desde cedo.
Doenças e condições acompanhadas pelo urologista
O urologista acompanha diversas condições que podem afetar os homens nas diferentes fases da vida, entre elas:
- Cálculos suspensórios
- Problemas
- Disfunção erétil
- Doenças da próstata, como prostatite e hiperplasia benigna da próstata
- Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- Outras doenças e tumores do trato gênito-urinário
- Incontinência urinária
- Avaliação da fertilidade
- Adolescência: desenvolvimento, início da vida sexual e prevenção das ISTs
- Gerenciamento da saúde geral
- Infecção urinária
- Distúrbios miccionais, como dificuldade para urinar
Estas condições reforçam a importância do acompanhamento médico contínuo ao longo da vida.

Principais sintomas e sinais de alerta
Alguns sinais não devem ser ignorados e indicam a necessidade de procurar um urologista:
- Dificuldade para urinar ou jato urinário fraco
- Aumento da frequência urinária
- Dor ou ardor ao urinar
- Presença de sangue na urina
- Secreção ou lesões nos órgãos genitais
- Incapacidade de segurar a urina
- Dor lombar, como na cólica renal
- Impotência sexual
- Alterações nos testículos, como nódulos ou aumento de volume
- Dor persistente na região genital
Fatores de risco para problemas urológicos
Diversos fatores podem aumentar o risco de doenças e comprometer a saúde do homem, como:
- Envelhecimento natural
- Histórico familiar, especialmente de câncer de próstata
- Sedentarismo
- Alimentação desequilibrada, com excesso de gorduras, carne vermelha e produtos industrializados e baixa ingestão de fibras, legumes e verduras
- Tabagismo e consumo excessivo de álcool
- Baixada de água
- Relação sexual desprotegida
- Obesidade
- Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão
- Síndrome metabólica, caracterizada pelo excesso de gordura abdominal, pressão alta, açúcar elevado no sangue e colesterol desregulado

Impactos na qualidade de vida
Os problemas de saúde nem sempre afetam apenas um órgão de forma isolada. As doenças, de maneira geral, também podem causar impactos psicológicos importantes. Diante de um diagnóstico, é comum que o indivíduo se sinta desanimado, desprotegido ou desiludido, com a sensação de perda de energia.
Esses fatores podem comprometer o sono, a vida social, a autoestima e, de forma geral, o bem-estar emocional. Por isso, é fundamental não enfrentar os problemas de saúde sozinho. O apoio da família e dos bons profissionais de saúde fortalece o enfrentamento dos desafios.
Como é uma consulta com o urologista?
Uma consulta com o urologista é semelhante a qualquer outro atendimento médico e não deve ser motivo de preocupação. Trata-se de uma avaliação ética, de caráter preventivo ou terapêutico, cujo objetivo principal é prevenir e tratar doenças quando necessário.
Durante uma consulta, o médico avalia o histórico do paciente, conversa sobre sintomas e hábitos de vida e, se indicado, solicita exames complementares, como exames de sangue e urina, ultrassonografia e avaliação hormonal. Todo o processo é contínuo com respeito e foco no cuidado integral da saúde.

Prevenção e cuidados com a saúde masculina
A prevenção é um dos pilares na saúde do homem. Algumas medidas simples podem fazer grandes diferenças:
- Mantenha uma alimentação equilibrada
- Pratique atividade física regularmente
- Evitar o tabagismo
- Manter o hábito de leitura
- Evitar excesso de telas
- Moderar o consumo de álcool
- Beber água ao longo do dia
- Realizar check-ups médicos periódicos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que hábitos saudáveis diminuem significativamente o risco de doenças crônicas e melhoram a expectativa de vida.
O urologista também trata mulheres?
Sim. O urologista é um especialista que atua em órgãos comuns de homens e mulheres, podendo tratar condições como infecção do trato urinário (ITU), incontinência urinária, cálculos renais e tumores do trato urinário.
E o que é isso?
Os dados sobre o câncer de próstata são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 71 mil novos casos por ano no Brasil no período de 2023 a 2025 , o que representa cerca de 200 novos diagnósticos por dia. Trata-se do câncer mais comum entre os homens, excluindo o câncer de pele não melanoma, e a segunda principal causa de morte por câncer masculino, com aproximadamente 16 mil óbitos anuais.
recomendação é que homens a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos nos casos de histórico familiar, obesidade ou pertencimento ao grupo populacional de homens negros, considerados de maior risco epidemiológico, procurem avaliação médica individualizada.Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia intensificou a campanha Novembro Azul em 2025, reforçando a importância do diagnóstico precoce, quando as chances de cura podem ultrapassar 90%, segundo afirma a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Cuidar da saúde do homem é um ato de prevenção
A saúde masculina deve ser tratada com atenção e responsabilidade. Procurar um urologista não é sinal de fragilidade, mas uma atitude de autocuidado e prevenção voltada à preservação da qualidade de vida.
A consulta médica não significa, necessariamente, a confirmação de uma doença, mas sim a oportunidade de avaliar a saúde e descartar possíveis alterações.
Um homem que se cuida também está mais preparado para cuidar de sua família e de seus entes queridos. Para isso, contar com um profissional especializado é a conduta mais adequada.
Artigo revisado por Dr. Heitor Ramos Ruellas, médico urologista, formado e com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Sobre o Norden
Somos uma empresa dedicada à inovação hospitalar, buscando as melhores soluções em atendimento médico – da atenção primária à medicina crítica.
Hoje, nosso sistema integrado oferece em diversas cidades do interior paulista o seu próprio plano de saúde, hospitais de referência e análises avançadas de saúde feitas por um tempo de especialistas dedicados a milhares de clientes.
Veja os serviços incluídos em nosso sistema integrado de saúde:
Health Analytics Quer saber como o Norden pode estar presente nos principais momentos da sua família? Fale conosco!
