Curiosidades

8 Curiosidades sobre saúde e o corpo para ensinar às crianças

8 Curiosidades sobre saúde e o corpo para ensinar às crianças

Os pequenos adoram perguntar por que. E a gente adora responder, né? Que tal relembrar algumas curiosidades sobre saúde e o corpo para compartilhar com eles neste próximo Dia das Crianças? Veja abaixo uma lista de 8 coisas interessantes que o nosso corpo faz e as crianças adoram saber como funcionam.

Por que eu tenho um umbigo?

Pergunta: por que eu tenho um umbigo?

Nosso umbigo é uma lembrança para a vida toda da vez que estivemos fisicamente ligados e dependentes das nossas mães. É ali que ficava nosso cordão umbilical, um "canudinho" formado por uma veia e duas artérias que durante a gravidez transmite da mãe para o feto um sangue rico em nutrientes e oxigênio, garantindo que o serzinho lá dentro receba tudo o que precisa para crescer e nascer saudável.

Logo após nascermos, o cordão umbilical torna-se desnecessário e é cortado, formando uma cicatriz bem no meio da nossa barriga.

Pronto, agora você já pode olhar para o seu próprio umbigo com outros olhos.

De onde vem o espirro?

Pergunta: de onde vem o espirro?

Às vezes, algumas partículas de sujeira entram em nosso nariz (mesmo quando usamos máscara). Algumas delas não fazem mal algum, mas outras podem até nos deixar doentes. Então, nosso corpo, muito esperto, criou uma armadura para se defender: o espirro. É assim que ele ajuda a expulsar essas partículas de uma vez.

Como isso acontece? É simples: nosso nariz tem sensores que percebem essas sujeiras, eles mandam estímulos ao nosso corpo que reage a uma velocidade maior até que um carro na estrada (mais de 120 quilômetros por hora). É importante colocar o braço na frente do rosto, pois é muito difícil controlar o espirro porque nosso cérebro tem pouca participação no mecanismo que o provoca. É tudo muito... aaaatchim! automático.

Do que é feito um pum?

Pergunta: do que é feito um pum?

O pum, ou flatulência, é causado pelo ar passando pelo nosso sistema digestivo (que vai da nossa boca até o bumbum). Esse ar pode vir de várias maneiras para dentro da gente: ingerido com a comida durante a alimentação, pela corrente sanguínea ou ainda pelas reações químicas no nosso microbioma, o conjunto de bactérias que vivem dentro da gente.

Um pum é composto geralmente de nitrogênio, hidrogênio, dióxido de carbono, metano e oxigênio. Os chamados mercaptanos, ou tióis, são os responsáveis pelo cheiro ruim do pum. Ou seja, da próxima vez que perguntarem se foi você, diga que foram os tióis.

O que é soluço?

Pergunta: o que é soluço?

Os soluços são contrações rápidas e involuntárias do diafragma. Dia... o que? Localizado bem abaixo das nossas costelas, temos um músculo muito importante, o diafragma, responsável pelo movimento de encher e esvaziar os nossos pulmões.

Muitas coisas podem fazer com que esse músculo atue de forma esquisita, causando soluços. Tipo, comer e beber rápido demais ou bastantão, engolir muito ar, alguns remédios e até problemas mais sérios de saúde. Em geral, o soluço vai embora rapidinho. É só .............................. prender o ar. Ufa!

Meu nariz é uma fábrica de que?

Pergunta: meu nariz é uma fábrica de quê?

De meleca! Vai soar estranho, ou assoar estranho, não sabemos, mas a famosa caca de nariz é muito importante para nós. Ela serve como o primeiro filtro para muitas das impurezas do ar que respiramos. O muco nasal, nome técnico da meleca, é produzido por glândulas que ficam na mucosa do nariz e captura as sujeiras que passam por ali, evitando que elas entrem no organismo e causem alergias e outras doenças.

Enfim, você acabou de aprender uma forma muito educada e científica de falar para seu colega ai do lado que não pode comer caca de nariz.

Do que se faz um dente?

Pergunta: do que se faz um dente?

Os dentes são feitos de cálcio, sódio, potássio e proteínas. Como eles são formados por várias camadas, cada parte vai ser composta de elementos diferentes. O que vemos na nossa boca é só a ponta do iceberg! Nossos dentes tem longas raízes que entram pelas nossas gengivas e os mantêm firmes no lugar. A parte exterior do dente é chamada de esmalte. Logo abaixo vem a dentina. E, por último, a polpa.

Bem mais mole que as outras duas camadas, quando uma cárie atinge o a polpa, a dor de dente é palpável!

Por que meu olho pisca?

Pergunta: por que meu olho pisca?

Toda vez que piscamos nossas pálpebras espalham um líquido rico em óleos e muco que mantem nossos olhos hidratados. Piscar também protege o globo ocular contra estímulos prejudiciais, como uma luz muito forte ou aquele mosquito que insiste em sobrevoar nosso rosto.

Alguns cientistas dizem que piscar ainda é uma forma de clarear a mente, já que nosso cérebro entra em estado de descanso toda vez que piscamos.

E não é pouco! Uma pessoa geralmente pisca de 15 a 20 vezes por minuto. É tanto que somando cada piscada ficamos de olhos fechados aproximadamente 10% do tempo em que estamos acordados. Viu? Você aprendeu mais sobre seu corpo num piscar de olhos.

Tem dinossauro no meu DNA?

Pergunta: tem dinossauro no meu DNA?

Geneticamente, seres humanos são 99,9% similares entre si. O pouquinho que sobra são os genes que definem nossos traços individuais, como a cor dos nossos olhos, por exemplo. Até aí tudo bem, mas também compartilhamos parte do genoma, o conjunto de nosso DNA, com todas as espécies do mundo animal. Cerca de 98% dos genes de um chimpanzé tem equivalentes em um ser humano. Até as galinhas são 60% similares a nós!

Os dinossauros ainda não tiveram seu genoma sequenciado — quando um monte de gente cria uma lista completa de todos os genes de um ser vivo — portanto não dá para saber quanto do nosso código genético já existia em um Apatosaurus. De qualquer forma, é possível que esteja entre 50 e 60% também, já que os dinos, como as galinhas, também eram aves. Ah, você não sabia? É uma longa história, demora só 65 milhões de anos para contar.

Aprender é brincar também

E ai? Gostou dessa lista de 8 curiosidades sobre saúde e o corpo? Tem muitas mais de onde elas vieram. O corpo é uma máquina fascinante, cheia de detalhes e sistemas que executam verdadeiros milagres todos os dias.

Quando conhecemos mais sobre a saúde e o funcionamento do nosso organismo, nos tornamos mais conscientes da necessidade de prevenir e cuidar da gente. É tão legal curtir a vida com longevidade e qualidade de vida à bordo desse sistema maravilhoso que é o corpo humano!

Se quiser enviar uma pergunta, mande sua mensagem para o NSaúde. Ficaremos muito felizes de responder elas no artigo 8 Curiosidades sobre saúde e o corpo para ensinar às crianças, o retorno!

Leia Mais